2017

Como facilitar o dia a dia do síndico de condomínio e dos moradores?

Compartilhe nas redes sociais:
Ações que facilitam o cotidiano

Pode não parecer, mas o dia a dia nos condomínios é bastante estressante, tanto para o síndico como para os moradores, caso não haja o investimento em ferramentas ou não sejam adotadas ações que facilitem o cotidiano de todos.

Portanto, se você é um síndico de condomínio, preste atenção! No post de hoje listaremos uma série de dicas para facilitar a sua vida, além de gerar mais conforto aos moradores do seu condomínio.

03 dicas para facilitar o dia a dia do síndico de condomínio:

1. Tenha um software de gestão de condomínio

A utilização de plataformas para a gestão das tarefas do condomínio pode facilitar e automatizar grande parte dos afazeres de um síndico. ERPs, ou Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos da Empresa, em português), são softwares que ajudam na gestão de todos os departamentos de uma empresa e podem ser adaptados para gerir condomínios.

Com um software de gestão, você poderá otimizar o seu tempo, fazendo de forma mais rápida e eficiente a gestão da folha de pagamento, controle de entrada e saída dos funcionários, elaboração de contratos de terceirização, etc.

Cadastro de fornecedores, agendamento de visitas e serviços e manutenção, prestação de contas com serviços contratados são algumas das muitas atividades que podem ser automatizadas, diminuindo o tempo de operacionalização dos processos e permitindo que o síndico tenha mais tempo livre para se dedicar a assuntos mais importantes.

Além disso, os softwares também facilitam a comunicação com os moradores através de sistemas de envio de mensagens, por exemplo.

2. Conheça a legislação vigente

Você precisa estar sempre por dentro da legislação vigente visando evitar complicações, como ações trabalhistas, ou se protegendo judicialmente de ilegalidades realizadas por moradores, por exemplo.

É importante que você se atualize sempre, já que as leis costumam mudar com certa frequência, e qualquer brecha pode contribuir para o surgimento de um problema ou  uma situação desagradável.

3. Faça um regulamento interno bem organizado

O regulamento interno do condomínio deve ser claro, objetivo e organizado. Afinal, as  regras do condomínio precisam ser de fácil entendimento para qualquer pessoa que as leia.

Lembre-se também de que nada adianta ter um bom regulamento se ele não for corretamente divulgado. Mantenha sempre um exemplar na portaria, para consulta dos moradores, envie cópias por e-mail, fixe os principais tópicos em murais, etc.

03 dicas para facilitar o dia a dia dos moradores de condomínio:

1. Incentive a frequência nas reuniões e assembleias

Para que os moradores do seu condomínio saibam tudo o que acontece no prédio, bem como as alterações no regulamento, entre outras informações, é indispensável que todos frequentem as reuniões e assembleias.

Para ter mais adesão, o síndico pode apostar em diferenciais, como oferecer lanche ou promover atrações culturais nas reuniões.

2. Invista em portaria remota e equipamentos de segurança

A portaria remota traz muita segurança para os moradores e também é bastante econômica para o síndico, que economiza o salário de um porteiro durante todo o dia ou em horários determinados.

Além disso, pode-se investir também em outros equipamentos de segurança como câmeras, alarmes, portões eletrônicos e outros tipos de dispositivos de segurança.

3. Contrate funcionários capacitados

Para que haja uma boa prestação de serviço aos condôminos, os síndicos devem investir na contratação de funcionários capacitados para cuidar das instalações do prédio.

Porteiros, faxineiros, jardineiros, entre outros, todos eles devem ser pessoas experientes e simpáticas para bem atender aos moradores.

Ser um síndico de condomínio não é tarefa fácil, sobretudo quando não se tem dedicação exclusiva a essa atividade, mas estando sempre atento a dicas como as explicadas anteriormente, você conseguirá realizar essa tarefa mais facilmente.